ENADE 2016 | Tudo sobre o ENADE

O quê?

O ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - é um componente curricular obrigatório à formação do graduando. É necessário se submeter ao exame para que o histórico escolar do estudante fique em situação regular quando ele se formar. Quem for selecionado para fazer e prova e não comparecer estará em situação irregular.

Quem?

Os estudantes habilitados deverão participar do Enade 2016, independentemente da organização curricular adotada pela IES. Consideram-se estudantes ingressantes, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2016, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2016, e estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016. Somente os alunos concluintes habilitados realizarão a prova do Enade e terão, obrigatoriamente, que responder ao Questionário do Estudante.

  1. Medicina.
  2. Enfermagem.

Quando?

O ENADE 2016 será aplicado no dia 22 de novembro de 2016, com início às 13h (treze horas) do horário oficial de Brasília (DF). A lista de presença de sala somente será disponibilizada ao estudante após 1 (uma) hora do início da prova. O não cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença do estudante determina a sua situação de irregularidade junto ao ENADE 2016. Portanto, a presença e a resolução do exame são fundamentais para a qualidade da formação do estudante.

O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, no período de 20 de outubro a 20 de novembro de 2016, exclusivamente por meio do endereço eletrônico portal.inep.gov.br.

A consulta individual ao local de prova e a impressão do Cartão de Informação do Estudante serão precedidas do preenchimento total do Questionário do Estudante. O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2016.

 

Para quê?

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos obrigatórios legalmente, o desenvolvimento de habilidades necessárias à sua formação geral e profissional e seu nível de atualização quanto à realidade brasileira e mundial. Junto com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação, o ENADE compõe o SINAES — Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior —, que pontua as instituições de ensino superior e seus cursos. Uma boa pontuação no ENADE contribui para uma melhor aceitação do currículo do aluno no mercado de trabalho, em concursos e em cursos de pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados).

Como?

Cabem aos estudantes selecionados para o ENADE: (a) o preenchimento de um Questionário de impressões sobre a prova(b) o preenchimento de um Questionário sobre si e sua formação e (c) a resolução do exame. A prova possui questões objetivas (múltipla escolha) e discursivas (de elaboração textual), e é dividida em dois grupos: 10 questões de formação geral e 30 questões de formação específica na área, o que contabiliza 40 questões ao todo. As questões discursivas estão no meio desse total.

Recomenda-se que o graduando se mantenha culturalmente atualizado e ao mesmo tempo dê atenção especial à sua formação na FTESM, como forma mesmo de começar a estudar para futuros concursos e processos seletivos. A etapa de preenchimento dos questionários é crucial, e deve ser levada muito a sério: a seriedade é indispensável. A regularidade no ENADE 2016 será atribuída pelo INEP/MEC mediante o preenchimento do Questionário do Estudante e da efetiva participação no Exame.

Onde?

A consulta individual ao local de prova e a impressão do Cartão de Informação do Estudante será precedida do preenchimento total do Questionário do Estudante, no período de 20 de outubro a 20 de novembro de 2016, exclusivamente por meio do endereço eletrônico portal.inep.gov.br.

Estamos aqui para ajudar!

Disponibilizaremos as provas utilizadas nas edições anteriores do ENADE. A partir delas e de outras questões, os alunos habilitados poderão dirimir suas dúvidas através do e-mail [email protected]. A Equipe Gestora dos Cursos (Coordenadores/ NDE e docentes em tempo parcial) estará empenhada em atendê-los no que for possível.