011-int-medicina

 

O objetivo da Escola de Medicina

O curso de Medicina da Souza Marques, em observância às Diretrizes Curriculares Nacionais para Curso de Medicina, objetiva a formação do médico qualificado para atuar juntos às famílias no atendimento de suas necessidades de saúde, tanto em nível individual, quanto coletivo. Objetiva, assim, preparar os seus discentes para as ações de Promoção da Saúde que envolvam o indivíduo nas diferentes idades de desenvolvimento, como também nas questões sócio-econômico-culturais relacionadas aos problemas de saúde do cidadão brasileiro.

É preocupação do curso a formação de um profissional ético e humanitário que seja solidário aos pacientes que atende e que respeite as diferenças de sexo, etnia e religiosidade destes. Também objetiva o curso a qualificação de um médico que saiba lidar com as grandes questões de saúde da população brasileira estando preparado assim tanto para as ações de prevenção, quanto de educação para a saúde.

Nas quatro séries iniciais do curso são ministradas as disciplinas que fundamentam o saber médico indispensável para a boa formação profissional. Nas quinta e sexta, por meio do estágio curricular obrigatório (internato), o discente é treinado, sob supervisão docente, para atuar em serviço como médico.

Em pequenos grupos de alunos, as aulas práticas de disciplinas básicas são ministradas em amplos laboratórios. A estrutura de apoio para o ensino se constituí de biblioteca, laboratórios informatizados, sala para cirurgias experimentais, laboratório de anatomia, central de recursos audiovisuais.

Além disso, convênios com conceituados hospitais e clínicas da família permitem ao discente poder aprender a medicina em enfermarias, ambulatórios, centros cirúrgicos e obstétricos, unidade de terapia intensiva além do atendimento à comunidade.

O atendimento à comunidade desde cedo insere o estudante de medicina na dinâmica profissional voltada aos programas de saúde e saúde da família. Os alunos desde o início do curso frequentam serviços médicos ambulatoriais e hospitalares, sempre sob supervisão docente, que lhe propiciam a aprendizagem da medicina. A formação científica bem como a ética e humanística do futuro médico também é preocupação sempre presente na Escola de Medicina Souza Marques.

Duração:

6 anos - em tempo integral.

Habilitação:

Médico.

Mercado de Trabalho:

Clínicas privadas, Hospitais públicos e privados; Postos e Centros de Saúde; Empresas (área de medicina de trabalho); Laboratórios, Indústria Farmacêutica; Pesquisador; Professor Universitário.

Laboratórios

  • Salas de Anatomia
  • Laboratório de Biofísica
  • Laboratório de Bioquímica
  • Salas de Farmacologia
  • Salas de Microbiologia e Parasitologia
  • Salas de Histologia
  • Salas de Técnica Cirúrgica
  • Laboratório Hospital Escola
  • Laboratórios de Informática

 

pdfNormas para trabalhos Científicos

Matriz Curricular

pdf pdf

facebook-black